TAPEDE DE ENTRADA

Sua revista online super tosca sobre Cultura Otaku e Muita Música!!!

domingo, 4 de outubro de 2009

Neste momento estou usando o blog com o propósito pelo qual os blogs foram criados: como diário virtual. Neste caso...Meu diário virtual. É possível que ninguém esteja afim de ler desabafos de uma guria louca mas quem sabe se alguém parar aqui e ler este post se intentifique com minha(s) indignações...

Sabe o que é ter várias idéias para mudar o Mundo e não conseguir concretiza-las?

Sabe o que é ter vontade de mudar o Mundo e sentir que as coisas a volta não estão colaborando?

Sabe o que é estar ansiosa (o) por mudar o Mundo e saber que este será querendo ou não um processo longo em que você deve fazer a sua parte mas dificilmente verá mudanças tão em breve. Mesmo que elas estejam acontecendo você pode ter a impressão de que elas não estão ocorrendo pois afinal o Mundo é um lugar muito grande...Mas também tãããão pequeno. Comparado com o Universo que a gente não sabe onde começa e onde termina o nosso planetinha é um pontinho insignificante no espaço. Mas nós pontinhos mais insignificantes ainda que estamos dentro deste pontinho insignificante temos prepotencia suficiente de acharmos que somos grande coisa. Temos a audácia de dizer que nós somos os ÚNICOS seres INTELIGENTES em todo este espaço sidreal, sendo que a gente nem faz a mnima idéia do que tem mais pra lá...Além de algum buraco negro. Acho que os Buracos negros são portais para outras dimensões. Tipo...Alguém se lembra no 1° episódio de "Super Patos". Em que eles jogam rockey de gelo lá num Mundo paralelo e tão viajando de nave, são sulgados por um buraco negro e vem parar no nosso Mundo?...Pois é...Quem escreveu o roteiro deste desenho teorizou ou divulgou um pensamento muito interessante, que observando com estes meus olhos curiosos é uma teoria aceitável...Afinal...Quem foi sulgado por um buraco negro não voltou pra contar a história. Então das duas uma: Ou eles morreram mesmo pela pressão do Vacuo ou foram parar em outra dimensão e sobreviveram ou não...Quem sabe...Que tipo de dimensão tinha do outro lado...Ou talvez ainda uma outra resposta, complexa de mais para nossos infimos cerebros processarem informação que não estamos preparados para entender e mesmo...ACEITAR.

Não sigo nenhuma religião...Não sou atéia, nem cristã, nem pagã...Meus conceitos são uma mistura der tudo que aprendi no decorrer de meus curtos anos na Terra e, no meu modo de ver, nos vários milenios e dismilênios como espirito que sou, em várias vidas passadas.

Me lembrei de uma conversa que estava tendo com um moço que era um dos meus vários chefes da divisão de um sub-setor numa instituição pública onde eu estagiava. Ele era (e talvez ainda seja) Evangélico. Eu tenho crenças muito diferentes dos evangélicos e como qualquer pessoa com crenças diferentes que conversam sobre, descordamos de algumas coisas em uma de nossas conversas. E até hoje é algo que eu discordo e por mais que eu me coloque no lugar dele para tentar entender tal linha de pensamento, não consigo entender a expressão que ele usou para se referir ao fato de não poder existir outras formas de vida além da do nosso Planeta.

Estavamos conversando sobre vida extraterrestre e eu disse que não acreditava que num Universo tão grande, onde podemos ver pelos olhos dos vários astronautas que já passearam por fora do globo terrestre, tiraram fotos, recolheram amostras de outros planetas, dos antigos astrologos e antigos e atuais astronomos que calcularam e calculam as distancias, as medidas, as profundidades e etc no nosso espaço atual e do universo a fora, só nós de seres ditos inteligentes pudessem existir.

E ele usou do termo "injustiça" para referir-se a este fato. De que Deus seria muito "injusto" fize-se outros seres como nós. INJUSTO? Se cria-se outros seres para compartilhar o Universo conosco? Nunca entendi....Acho que esta expressão saiu da boca dele num pensamento egoista e de posse dum Universo que não nos pertence. Embora sejamos herdeiros deste não temos maturidade para administrá-lo. Então como podemos decidir quem é mais inteligente e quem é que merece este espaço ou não!?

Até hoje não consigo entender num ponto de vista espiritual e religioso este dito de mue antigo colega de trabalho. Por mais que eu tente só consigo entender a partir do momento que vejo por olhos egoístas e prepotentes...Me desculpe dizer isso, mas eu não consigo ententer o por que de Deus ser injusto em fazer a gente dividir o Universo com outros seres e até mais inteligentes que nós, 10 ou 1000 anos luz. Eu queria que alguém Evangelico me explicasse isso. Esta linha de pensamento. Mas ainda acho que era um conceito equivocado que ele aprendeu na Igreja. Desculpe se estou ofendendo algum evangelico que estiver por acaso lendo isso, ou qualquer outra pessoa que tenha um seguimento religioso parecido. A minha intensão não é ofender nem reprimir tais pensamentos. Apenas gostaria de entender uma mente diferente da minha. Só isso...

Bem...Mudando de assundo mais dentro do assunto...

Estou em Goiânia atualmente e desde que cheguei não pude deixar de notar através de um duro choque cultural a organização daqui, que não me agradou muito. No centro da cidade e em bairros ditos "nobres" talvez a visão seja de fato da Goiânia que divulgam nas propagandas. Mas a goiânia que eu conheci até agora (retornei a conhecer) tem vários pontos ruins:

1- A bagunça e falta de estratégia das linhas e horários dos ônibus;

2- O mal hábito que muitos goianos tem de jogar papel, latinha, garrafa e outros absurdos pela janela do ônibus e em qualquer outra parte e situação que estejam mesmo com uma lata de lixo bem do lado deles.

3-E pior ainda...Acharem que se tiverem alguém pra limpar então podem sujar a vontade. Sendo que ninguém é rei ou rainha e mesmo se fosse... é ai que se mostra a educação! Que não é simples etiqueta neste caso.

GARI SÓ EXISTE POR DOIS MOTIVOS

A) Pela falta de consciencia e pelo mal hábito de nós população do BRASIL (pois gari não existe em outros paises)

B) Uma desculpa para dar empregos pra quem não tem.

4- A falta de coleta seletiva

5- Um grande número de pessoas que gostam de funk-forró-sertanejo ao mesmo tempo (e q falem besteira de preferência). Não que gostar de um destes 3 estilos seja algo ruim...Mas o fato de gostarem de coisas sem conteúdo melódico-poético-tudo-sempre-do-mesmo-jeito-só-muda-o-pano-de-fundo isso sim é negativo pra cultura de qualquer ser

6-Grande múmero de nordestinos e Nortinos(Cearences, maranhenses, bahianos e etc.) O que quer dizer que a situação nos estados de origem destes migrantes tá preta. Todas(os) brasileiros tem o direito de ir e vir a vontade mas...Ocorre um pequeno choque cultural quando o número de pessoas destes lugares tem hábitos parecidos. Alguns bons e outros que podem ser inofensivos e insignificantes em cidades interioranas e ou menos desenvolvidas como cidades do Maranhão por exemplo que nem transporte urbano tem a não ser a cidade de São Luis e olhe lá. Sendo assim...Se estes migrantes não estão acostumados a vida na cidade muito menos em cidade Grande, tendem a agir da mesma maneira que agiam. Que é mais confortável a eles e que se choca com os hábitos que DEVERIAM SER TOMADOS em uma cidade-capital-grande como Goiânia. Esses habitos são passados de mãe/pai pra filha/filho e vai enraizando negativamente na cultura local. Se tornando o que hoje é um problema em várias cidades mas que fiquei chocada ao ver aqui em Goiânia de forma tão explicita e normal aos olhos de quem faz. Que é o mais chocante.

7- Também relacionado a esta teoria citada ai em cima. O empurra-empurra dos ônibus nos terminais. É algo demente. Um pouco após ter chegado em Goiânia ouço falar de uma reportagem em que dizia que uma garotinha havia morrido esmagada devido a um destes empurra-empurra que ocorrem frequentemente nas portas dos ônibus.

Se a gente for colocar a culpa em alguém, vamos achar um monte de culpado, inclusive nós mesmos. Pois isto se trata de uma grande roda viciante de maus hábitos enraizados em nossa cultura, especificamente falando, na cultura local. Alguns exemplos:

a) Falha na educação de berço. Vinda com os pais que não tiveram dos seus, que não tiveram de seus e assim por diante...

b) Falha na educação social. Vinda por más influencias que tiveram falha na educação berçal ou mesmo de outras influncias^

c) Falha na educação formal. Coordenadores, diretores, professores, educadores em geral, já não fazem mais propaganda disso como antigamente...Principalmente no ensino médio onde se fala mais de graduação, carreira, profissão, futuro profissional e etc...

d) Ansiedade causada pelo monento atual onde tudo e informatizado, rápido e o dindin é que da as cartas.

e) Influência de pessoas ansiosas

f) Reação natural de defesa a pessoas influênciadas por pessoas ansiosas, e pelas próprias ansiosas. Ex: Motorista com medo de levar chamada de atenção por chegar atrazado no terminal fica ansioso e corre com o ônibus apressando os passageiros para entrarem logo ou sairem logo roncando o motor do ônibus. Como grande parte dos motoristas estão sobre o efeito da ansiosidade, do estresse do dia a dia e a raiva pelo orgulho ferido por algum passageiro igualmente estressadinho e ansioso que o agrediu verbalmente e ele não pode fazer nada para se defender e por que deu lá e tomou de cá, desconta a raiva, o estresse e ansiosidade pisando no acelerador podendo causar algum acidente e/ou mais problemas com chefias e clientes (passageiros). Os passageiros também como medo de que o motorista, que muitas vezes esta ansioso, estressado e irado, também ficam ansiosos para subirem logo no ônibus. Alguns querem pegar o banco mas por que esta atitude mesmo quando sabem que não conseguiram ir sentados? É muito bom ir sentado num ônibus lotado. Isto eu entendo. Mas não consigo entender tantas pessoas se empurrarem violentamente só faltando um dar porrada no outro pra sentar num banquinho que logo vão tirar o traseiro.

g) Falta de presença do Governo Estadual e municipal na reeducação através de politicas públicas para isso e até mesmo estruturação, reorganização e estratégia no que diz respeito ao meio de transporte.

h) Falta de atitude de nós pessoas indignadas com este tipo de atitude. As vezes descordamos mas fazemos igual ou simplesmente fazemos nossa parte que já é muito bom, mas não incentivamos a outros a fazerem o mesmo para o bem de todos. Temos vergonha e medo de nossa atitude ser diferente da maioria.

i) Falta do exercício do amor ao próximo e das crenças aprendidas nas igrejas de muitos destes evangélicos e católicos goianos, que sei que são os três segmentos religiosos que predominam em Goiás junto a Umbanda que exerce suas atividades meio as escondidas devido a discriminação que sofre por algumas Igrejas e seus fiéis.

j) Já é um problema que estas pessoas trouxeram de vidas passadas e vieram resolver nesta vida.

h) Deixaram a ansiedade causada pelo materialismo e agilidade dos dias de hoje predominar e isto sai de forma violenta através de atitudes estupidas como entrar no busão se matando por um banco.

i) Falta do exercício de alguma arte. Pois arte faz bem a alma. Nos torna pessoas melhores. Nos insentiva a pensar sobre nós, o Mundo em que vivemos e uma vida sem arte é o mesmo que uma vida morta. Um corpo sem alma-espirito. Sem propósito, sem cor, sem animo, sem expressão, sem pensamentos e ideáis. (Sim..Tô puxando um pouco o saco)

j) Falta de conhecer novos horizontes. Ver o Mundo com outros olhos. Ler, estudar, viajar, etc. As próprias artes. MÚSICA no coração.

8- (ÚLTIMA Q EU ME LEMBRE MAS NEM UM POUCO MENOS IMPORTANTE...)

A FALTA DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS BOAS COM ACESSO PARA TODA A POPULÃÇÃO SEM QUE PRECISE ESTUDAR EM ALGUMA UNIVERSIDADE PARA TEREM ACESSO A UMA BOA VARIEDADE DE LIVROS.

(A qualidade de vida de uma população pode ser medida pela forma que seus animais são tratados, seu lixo e o tanto de bibliotecas que têm)

A PROPÓSITO...A CORÉIA A MAIS DE 30 ANOS ATRÁS ESTAVA BEM ATRÁS DO BRASIL! ELES INVESTIRAM NA EDUCAÇÃO AGORA ESTÃO A FRENTE DO BRASIL E NÓS...SÓ ANDAMOS ALGUNS METROS NESTES 30 ANOS EM RELAÇÃO A CORÉIA.

NÃO INVESTEM NA EDUCAÇÃO POIS SABEM QUE PESSOAS MAIS BEM INSTRUIDAS E MENOS IGNORANTES ESTARAM MAIS ATENTAS AS FALCATRUAS QUE OCORREM NO SENADO, NAS CAMARAS E PREFEITURAS!?

POIS MAIS QUE UM E OUTRO ESTAM BEM INTENCIONADOS. É O TAL JOGO POLÍTICO. SE VOCÊ ME BATE EU TAMBÉM VOU TER QEU TE BATER ANTES QUE VOCÊ ME DESTRUA E ME IMPESSA DE FAZER ALGO (DE BOM).

SE NÃO FOR ISSO ESTÃO COM MEDO DE QUE ENTÃO! OU VÃO ME DIZER QUE NÃO PENSARAM NISSO ANTES. AH! JÁ SEI...NÃO DEU! Esta desculpa até cola no começo mas depois de tantos anos...

Bem...

Goiânia tem outros pontos negativos que não consigo mais lembrar. Mas como toda a cidade Goiânia não é feita só de pontos ruins oras! Tem muitos pontos positivos que me sinto orgulhosa de dizer. Nunca vi um povo tão simpático. Deve ser o sangue bahiano, maranhense, cearense e sei lá mais o que que corre nas veias de muitos Goianos. Achei incrivel com tem tanto japonês e a otaku por aqui. Justamente eu que vim de Curitiba onde se encontra uma dos maires grupos de imigrantes japoneses no Brasil e perde em convenção otaku só pra São Paulo...Pelo menos é o que eu achava(Tá não tenho certeza deste fato). A pamonha e os carros de pamonha...aiaiai. A lei da ponta do bigode: Você pode nem conhcer direito uma pessoa mas se você comprar algo de R$ 10 e não tiver. Ela te deixa levar pra depois te pagar. este tipo de confiança é uma das coisas mais belas que já vi em Goiânia. Que na cidade de onde vim, não existe...nem....A não ser que seja um outro Goiano ou uma pessoa de espirito muito bem desenvolvido. Uma certa falta de discriminação.l Eu não digo que os Goianos não são preconceituosos. Isso são até de mais. O que muda são suas reações em relação a seus preconceitos. Vejo, num modo geral, os goianos como pessoas que não entendem de determinado assunto mas aceitam do lado mesmo sem entender ou sem concordar. Bem...É claro que esta minha descrição toda é dos goianos pobres. Do meio onde vivo. Do outro lado da cidade onde há burgueses (pobres com bufunfa) e nobres já é outra perspectiva. Que dificilmente terei acesso como reles mortal que sou. E além do mais...nobres não andam de busão...mas os burgueses de vez enquando naqueles micro ônibus talvez...Mais por dar ar de "chiqueza" e por não parecer que não tem carro e não pelo bem a natureza e o trânsito com menos carros e motos e consequentemente por menos poluição.

Estes micro onibus aliás que só passam por bairros nobres em que a maior parte da população usam carros e outros e não estão lá tão preocupados com o bem do transito com menos carros e menos poluição e que portanto não estão acessiveis a população fudida que depende destes para se locomover mas que mesmo assim esta pagando por ele com aqueles R$0,25 a mais da passagem que é um verdadeiro roubo levando em consideração que a qualidade do onibus em GOiânia nao é lá aquelas coisas. E não pela falta de onibus em determinados horário e alguns velhinhos nas linhas. Não! Não é por isso. Podem colocar mil onibus pra cada linha e todos novinhos. Reformar os terminais e tirarem todos os chicletes do chão. Se estabelecerem novas estratégias de horários e para as linhas dos ônibus de Goiânia e principalmente não REEDUCAREM a POPULAÇÃO que faz uso ou não destes, INCLUSIVE os próprios MOTORISTAS nada adiantará. Nem quantidade de onibus nem pesquisas de quantas pessoas passam pelo eixão todos os dias em certos horários. (Que não posso por completo. Já é um começo. Mas nada de atitudes ocorrendo um pouco antes das eleições pois são sempre suspeitas de populismos discreto.)

Bem...

Nenhum comentário: